Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - A convidada desta quinta-feira (22), do Programa A VOZ DO PÓVO, da Rádio Caiari FM, 103,1, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, foi a titular da SEMED - Secretaria Municipal de Educação, Gláucia Negreiros.
Formada no magistério na Escola Carmela Dutra, graduada em Geografia e mestre em Estudos Literários, Negreiros abriu sua fala discorrendo da finalização de mais um ano letivo e sobre as metas batidas durante esse período.
Explanou sobre os eixos que elegeu na Semed e que adotou para a gestão da educação em 2022. Foram eles: ampliação da oferta de vagas, melhoria da estrutura física das escolas e formação dos professores
OFERTA DE VAGAS
Para resolver o problema da oferta de vagas, Gláucia disse que o município entregou uma escola de educação infantil no bairro Rio Madeira, em Porto Velho, com padrão de infraestrutura moderna para atender 400 crianças.
Sobre o assunto, segundo ela, está prevista a construção de 14 novas salas de aula para 2023, além da conclusão de licitação para mais duas novas escolas, uma no Residencial Cristal da Calama e a outra no condomínio popular Orgulho do Madeira, ambos localizados na zona leste de Porto Velho.
ATENÇÃO AOS RIBEIRINHOS
Um problema constante que assola os alunos do 'baixo madeira', segundo Gláucia Negreiros, é a situação do transporte escolar. Conforme a secretária, a Semed está acompanhando de perto a batalha que é o transporte fluvial. "A Prefeitura assumiu a responsabilidade pelo transporte terrestre e o Governo do Estado ficou responsável pelo transporte fluvial", disse.
Negreiros esclareceu que o assunto é preocupante e que, recentemente, participou de uma audiência no Ministério Público, na qual estiveram presentes tanto a SEMED, quanto a SEDUC – Secretaria Estadual de Educação, para juntas acharem uma solução para o imbróglio.
A secretária completou dizendo que, tão logo seja resolvida essa situação, vão trabalhar para recompor a aprendizagem perdida.
ESTÍMULO AO PROFESSOR
Um dos pontos de grande importância é a valorização do corpo docente, enfatizou Gláucia. "O estímulo ao professor vai além da remuneração, ele começa por uma Política de Formação Continuada, isso garante que os professores estejam sempre atualizados para oferecer o seu melhor. Trabalhamos com as demandas identificadas e procuramos nos adequar às novas necessidades do ensino e trabalhar para tratar emocionalmente os professores", explicou.
INFRAESTRUTURA ESCOLAR
Negreiros prosseguiu dizendo que, para melhorar a estrutura, cada escola recebeu em torno de 140 mil reais, de um total de 29 milhões de reais. Foram feitos investimentos na compra de materiais, móveis, instalação elétrica e outros reparos. Segundo a secretária Gláucia Negreiros, o emprego desses recursos foi fundamental para a melhoria do ensino e aprendizagem das crianças.
CONCLUSÃO
A secretária esclareceu que a Semed tem um público de crianças de 2 a 12 anos, além de oferecerem a modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, em um universo de 44 mil estudantes. Disse, também, que a secretaria está sempre trabalhando para melhorar a educação municipal, mantendo um diálogo constante com os diretores escolares e com a comunidade.
PARTICIPAÇÃO
O programa, que vai ao ar de segunda a sexta feira ao meio dia e tem transmissão via facebook, atendeu os pleitos dos ouvintes e a entrevista, segundo o apresentador, fluiu com uma bela audiência.