Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - Agentes federais de execução penal realizam uma manifestação em frente da penitenciária federal de Porto Velho, nesta sexta-feira (4). O movimento é realizado em todo o país e umas das reivindicações da categoria é a nomeação de mais agentes aprovados em concurso público.
Conforme apurou a Rede Amazônica, os 170 agentes aprovados no concurso já fizeram o curso de formação e ainda não foram contratados, pois a nomeação depende da abertura do 5° presídio federal, em Brasília (DF).
Em Porto Velho, os agentes reivindicam também que os cargos da diretoria sejam ocupados por servidores de carreira e não mais por nomeações políticas.
De acordo com o sindicato da categoria, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) não consegue atender a todas competências por falta de 'algum técnico no comando'.
Conforme o representante dos agentes no estado, Darlan Salvador, o sindicato tem trabalhado da melhor forma, mesmo com poucos agentes federais.
"Nós estamos trabalhando no limite do efetivo e é uma pena muito grande. Nós temos servidores que estão em condições de serem nomeados, que já foram treinados e estão aptos a exercerem a função e estão aguardando serem nomeados", diz.