Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Sindicalistas representantes do Sindicatos Unidos foram recebidos na manhã de quinta-feira, 27.04 pelo presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, para debater pautas de interesse da categoria dos servidores estaduais.
Foram tratados três temas: proposta de paridade no Conselho Superior do Iperon, aquisição de um sistema previdenciário próprio para a melhoria do tempo de aposentação dos servidores e o fim da descentralização orçamentária (TJ, MPE, TCE).
São propostas que visam melhorar a transparência da administração do instituto.
De acordo com os presentes, os servidores estaduais, em que pese serem os maiores interessados na manutenção do Iperon, são os que menos possuem voz ativa nas reuniões do Conselho Superior, pois possuem apenas um representante, os sindicatos defendem que a representatividade dos trabalhadores seja a mesma do Patronal.
Quando à questão da aposentação, a situação é precária: O Estado leva até dois anos para concluir o processo de aposentadoria do servidor porque não possui um sistema próprio, rápido e eficiente com o banco de dados da vida funcional desses trabalhadores. O sistema daria maior celeridade ao serviço de aposentação.
No que diz respeito à descentralização orçamentária, os representantes sindicais querem que todos os servidores públicos estaduais recebam o mesmo tratamento quando do momento da aposentadoria.
O Presidente do Iperon disse que o sistema previdenciário está sendo providenciado, mas não estará em pleno funcionamento em 2023; quanto à paridade no Conselho Superior, que levará a questão ao Governador do Estado; já quanto à diferenciação de tratamento existente para os servidores do TJ, MPE e TCE, primeiro será necessário fazer as correções internas que se fazem necessárias, só então esse tema poderá ser discutido.
Estavam presentes representantes do SINDSAÚDE, SINSEMPRO, SINPROF, SINJUR, SINTEC, SINSEPER, SINFAR, SINDER e SINTERO.