• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Reunião no Judiciário discute humanização dos ambientes para atendimento de vítimas

Na comarca de Porto Velho duas varas, com atribuições distintas, atendem às questões de crianças e adolescentes


Assessoria TJ

Publicada em: 26/04/2022 18:11:13 - Atualizado


RONDÔNIA-A Secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça de Rondônia se reuniu com juízes e equipe técnica das Varas da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho para o planejamento de humanização dos espaços de atendimento a crianças, adolescentes, famílias e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.

A secretária administrativa do TJRO, Elaine Piacentini Bettanin, afirmou que as necessidades apresentadas serão encaminhadas para que salas, corredores, paredes e mobiliário transmitam maior acolhimento àqueles que precisam ir até o fórum para atendimento nessas varas. Na comarca de Porto Velho duas varas, com atribuições distintas, atendem às questões de crianças e adolescentes: a Vara Infracional, que atua na responsabilização de atos infracionais, e a Vara Protetiva, que tem processos relativos à proteção das pessoas que têm até 18 anos.

Para Elaine, é preciso que o ambiente reflita a preocupação do Poder Judiciário em mitigar questões dolorosas para as vítimas, proporcionando maior sinergia entre o trabalho dos profissionais e as necessidades psicológicas e emocionais de quem sofreu violência. Essenciais para a discussão, os juízes Luís Antônio Sanada e Juliana Paula Silva da Costa Brandão, que atuam nessas varas, também participaram da reunião de planejamento, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, no Fórum Geral, em Porto Velho. Sayonara Souza de Oliveira e Adaluce Coelho Jorge e Suelen Araújo, do Núcleo Psicossocial das varas, assim como outros psicólogos, assistentes sociais e técnicos judiciários falaram sobre as necessidades mais urgentes para o acolhimento do público atendido por aquelas unidades e receberam o aceno positivo para por parte da Secretaria Administrativa, que já encaminhou os expedientes necessários para dar início às ações e humanização do espaço físico.


Fale conosco