• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Pesquisador da Universidade Federal de Rondônia tem dois artigos publicados em revista

Artigos foram publicados na revista científica do Instituto de Pesca


Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fapero

Publicada em: 27/05/2022 17:02:07 - Atualizado


RONDÔNIA-Os dois artigos foram publicados na revista científica do Instituto de Pesca. A sardinha-do-gato (Anchovia surinamensis) é um peixe de pequeno porte de interesse comercial e ecológico da bacia Amazônica e foi o alvo da pesquisa realizada.
1. A sardinha-do-gato (Anchovia surinamensis) é um peixe de pequeno porte de interesse comercial e ecológico da bacia Amazônica. Para entender a dinâmica reprodutiva e populacional dessa espécie, foram realizadas pescarias experimentais nos períodos de seca e cheia nos anos de 2019 e 2020, no lago Cujubim in Porto Velho (Rondônia, Brasil). Este estudo teve como objetivo analisar o padrão sazonal (seca e cheia) para o período reprodutivo e a dinâmica populacional da A. surinamensis nessa região, que resultou na coleta de 870 indivíduos.
2. Anchovia surinamensis (Clupeiformes: Engraulidae) é conhecida no Brasil como “sardinha-do-gato” e existe em áreas de várzea ao longo da América Latina. É muito apreciada pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia como fonte de proteína animal. Neste estudo, foram analisadas as preferências alimentares e os parâmetros abióticos que influenciam o fator de condição da espécie A. surinamensis, que habita o Lago Cujubim durante os períodos de seca e cheia. Um total de 105 espécimes foram capturados usando três baterias de redes de náilon monofilamento (medindo 20 m de comprimento, 2,5 m de altura, 40, 60, 80 e 100 mm de malha, medida entre nós opostos).

Raniere Garcez Costa Sousa:
É engenheiro de Pesca (UFAM) com formação complementar realizada na Washington and Lee University-USA através da CAPES (graduação Sanduíche), Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na Área de Política e Gestão Ambiental (CCA-UFAM). Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) com parte realizada na Washington and Lee University (WLU) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Atualmente é Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Pertence ao quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA-UNIR). Faz parte do quadro de professores permanentes do Programa de Pós Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE), nível de Doutorado. Orienta pesquisas nas áreas de Ciências Ambientais, Recursos Pesqueiros, Ecologia Pesqueira e Aquicultura.


Fale conosco