• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de junho de 2024

Ex-chefe de gabinete de prefeito petista é condenada a mais de 24 anos de prisão

A operação, iniciada em 2015, foi conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil e revelou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários...


Redação - com informações - Rondônia Dinâmica

Publicada em: 18/05/2024 10:51:39 - Atualizado

Foto: TJRO

PORTO VELHO, RO:  Em uma decisão tomada no dia 9 de maio de 2024, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) mantiveram as sentenças dos envolvidos no caso da Operação Detalhes, uma das maiores investigações de corrupção na cidade de Cacoal. A operação, iniciada em 2015, foi conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil e revelou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários.

Maria Ivanir, ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Padre Franco (PT), recebeu a maior pena: 24 anos, 11 meses e 8 dias de prisão em regime fechado. Paty Paulista, ex-vereador e então presidente da Câmara Municipal de Cacoal, foi condenado a 23 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, também em regime fechado. Marcelo Vagner Penna, procurador efetivo do município, e Valdomiro Corá, atual presidente da Câmara, também foram condenados, embora os detalhes sobre os regimes de suas penas não tenham sido especificados.

Outros envolvidos no esquema receberam penas que variam entre dois e sete anos em regime semiaberto. Um empresário do setor imobiliário, que colaborou com as investigações, teve sua pena reduzida para oito meses em regime aberto.

Além das condenações, os agentes públicos perderam seus cargos e foram declarados inelegíveis. Valdomiro Corá, além de sua condenação, pode ser destituído do cargo de presidente da Câmara e ter seu mandato como vereador cassado, o que resultaria em inelegibilidade por oito anos.

A Operação Detalhes destacou-se pela complexidade e pelo impacto na administração pública de Cacoal, revelando um esquema de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro que envolvia diversos setores e autoridades. As sentenças impostas refletem a gravidade dos crimes cometidos e a determinação das autoridades em combater a corrupção no estado.


Fale conosco