Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
Ji-Paraná - RO - A Prefeitura de Ji-Paraná divulgou, ontem, terça-feira (30), comunicado informando que, mesmo contrário ao fechamento do comércio, vai respeitar a decisão do governo de Rondônia de retroagir 23 municípios, incluindo Ji-Paraná, para a fase um do Plano Estadual de Contingenciamento e Enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A determinação estadual passa a valer, a partir de hoje, 1º de junho.
Na fase um do plano de enfrentamento, são adotadas medidas de distanciamento social. Ela é implementada, quando a taxa de ocupação de UTI for acima de 50% e os números de casos confirmados de Covid-19 dobrarem a cada dois dias no respectivo município. 90% dos leitos de UTIs, em Cacoal, estão ocupados.
Nela é determinada, movimentação dos cidadãos somente para a realização de compras ou trabalho, comércio aberto apenas para serviços essenciais, suspensão de visitas às unidades prisionais, asilos e hospitais, proibição de reuniões e aglomerações com mais de cinco pessoas e home-office para servidores e trabalhadores em geral (desde que se enquadrem nos grupos de risco).
A nota assegura que a administração municipal, em parceria com órgãos fiscalizadores e entidades representativas da classe empresarial, tem tomado as providências possíveis de vigilância sanitária e cumprido todas as exigências estabelecidas pelos órgãos de controle e saúde pública.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a cidade se encontra em cenário estável com o número de casos ativos, configurando abaixo da linha de projeção de contaminação preconizada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).