Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 2 de junho de 2025
COSTA MARQUES-RO: A saúde pública de Costa Marques (RO), a 715 quilômetros de Porto Velho, está entrando em colapso. Segundo o chefe do poder executivo, a situação na cidade é tão crítica que, no último domingo (14), os servidores foram até Cacoal (RO) e compraram 15 cilindros de oxigênio por conta própria.
Costa Marques, com quase 19 mil habitantes, tem um hospital municipal que atende moradores locais e também bolivianos (pois o município faz divisa com a Bolívia).
O prefeito Mirandão disse temer pela falta de oxigênio na saúde, pois há quatro pacientes internados em Costa Marques e, dos 15 cilindros comprados no fim de semana, nesta quarta-feira restam apenas três unidades.
Diante do início de colapso, a Secretaria Municipal de Saúde está tentando conseguir oxigênio emprestado com cidades vizinhas para atender a demanda.
Nesta quarta-feira, Vagner Miranda está em Porto Velho participando de reunião com representantes do governo do estado para tratar da falta de oxigênio em Costa Marques.
Segundo o prefeito, foi aberta uma licitação em Costa Marques para fornecimento de cilindros de oxigênio, mas nenhuma empresa participou e o contrato com a empresa anterior já venceu.