Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
MUNDO: O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegou a Nova York nesta segunda-feira (3) se apresentar à Justiça. O comparecimento perante às autoridades está marcado para esta terça-feira (4).
O avião que o transportava pousou no aeroporto de La Guardia pouco depois das 15h25 (horário local). Ele passará a noite desta segunda-feira na Trump Tower, de acordo com uma fonte familiarizada com seus planos.
Na quinta-feira (30), Trump foi acusado formalmente pelo grande júri de Manhattan. O escritório do promotor distrital local está investigando o ex-presidente sobre um suposto esquema de pagamento de suborno e encobrimento envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels durante a campanha eleitoral à Presidência de 2016.
É a primeira vez na história do país que um atual ou antigo mandatário enfrenta acusações criminais.
O Serviço Secreto deve acompanhar To empresário no início da tarde de terça-feira ao escritório do promotor distrital, que fica no mesmo prédio do tribunal, onde ele deve ser acusado formalmente.
O ex-presidente deve retornar à Flórida logo após sua audiência no tribunal e agendou um evento para falar publicamente.
Quando alguém é acusado formalmente nos EUA, às vezes as acusações atribuídas à pessoa são mantidas sob sigilo até a primeira vez que o réu compareça perante o tribunal. No caso de Trump, elas atualmente não são públicas.
“Esta noite, contatamos o advogado do Sr. Trump para coordenar sua apresentação ao gabinete do promotor de Manhattan para denúncia em uma acusação de Suprema Corte, que permanece sob sigilo. A orientação será fornecida quando a data da acusação for selecionada”, disse um porta-voz do procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, em comunicado.
Os primeiros comparecimentos são geralmente procedimentos públicos. Se não for necessária a prisão do réu, são feitos acordos com eles ou seus advogados para uma entrega voluntária às autoridades policiais.
Em sua primeira aparição no tribunal, os réus geralmente são autuados e suas impressões digitais são registradas.