Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 7 de fevereiro de 2025
MUNDO: O Kremlin alertou que suas forças armadas darão uma “resposta adequada” à decisão do Reino Unido de fornecer mísseis de longo alcance a Kiev.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, condenou a medida durante uma teleconferência com jornalistas nesta quinta-feira (11), prometendo uma resposta russa.
“Isso exigirá uma resposta adequada de nossos militares, que naturalmente tomarão decisões relevantes com isso em vista”, acrescentou Peskov.
O Reino Unido havia fornecido à Ucrânia vários mísseis de cruzeiro Storm Shadow, citando vários altos funcionários ocidentais.
Os mísseis têm um alcance máximo de 250 km e dão às forças ucranianas uma nova capacidade de ataque de longo alcance antes de uma contraofensiva altamente antecipada.
Espera-se que o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, anuncie à Câmara dos Comuns que o Reino Unido está enviando mísseis Storm Shadow para a Ucrânia.
O míssil é “uma verdadeira virada de jogo de uma perspectiva de alcance”, disse um alto oficial militar dos EUA e dá a Kiev uma capacidade que vem solicitando desde o início da guerra.