• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 7 de fevereiro de 2025

Tropas de Kiev inicia ofensiva em Bakhmut após meses na defensiva, diz oficial ucraniano

De acordo com os relatos, forças entraram em “fase ofensiva ativa” em torno da cidade, forçando a retirada de unidades militares russas.


cnn

Publicada em: 12/05/2023 09:45:08 - Atualizado

MUNDO: Um oficial ucraniano afirmou, na quinta-feira (11), que a Ucrânia estava em uma “fase ofensiva ativa” em torno de Bakhmut, após meses de ação principalmente defensiva.

Um deles, Sasha Simonov, disse que unidades da 4ª Brigada do Exército da Rússia se retiraram de uma área a oeste da cidade. Isso é consistente com os relatórios ucranianos de avanços no início desta semana.

Caças ucranianos também tentaram um avanço perto de Bohdanivka, que fica a noroeste de Bakhmut, disse Simonov.

Os militares ucranianos dizem que a Rússia lançou quase 50 ataques aéreos no último dia, enquanto intensos combates pressionam as posições avançadas russas a oeste da cidade de Bakhmut.

O Estado-Maior dos militares disse na quinta-feira que a Rússia também realizou seis ataques com mísseis.

As forças russas continuam avançando em torno de Bakhmut e realizaram vários ataques aéreos na área, disseram os militares de Kiev. Mas as forças ucranianas exploraram lacunas nos flancos russos ao sul e oeste da cidade para recapturar algum território, de acordo com o Estado-Maior.

“No momento, eventos dinâmicos estão ocorrendo nos flancos sul e norte de Bakhmut, mas não falaremos sobre o resultado ainda”, disse o Maj. Maksym Zhorin no Telegram.

Os esforços da Rússia para avançar no leste da Ucrânia estão concentrados em quatro partes da linha de frente na região de Donetsk, disseram os militares ucranianos. A Rússia falhou em esforços recentes para invadir a cidade de Lyman, em Donetsk, acrescentou.

Na região nordeste de Kharkiv, parece que houve menos combates em torno de Kupyansk, que a Rússia frequentemente alvejava com bombardeios e ataques terrestres no início deste ano, disse o Estado-Maior.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`