• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025

Presidente do Uruguai critica Lula por dizer que Venezuela é 'vítima' e Brasil passa vergonha

Lacalle Pou lembrou que o Uruguai voltou a ter embaixador em Caracas, depois de um período em que não teve representação diplomática


UOL

Publicada em: 30/05/2023 15:01:55 - Atualizado

MUNDO: O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou diretamente a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que chamou de "narrativa" as acusações de ações antidemocráticas e problemas com direitos humanos na Venezuela — em seu discurso na primeira parte da cúpula dos presidentes da América do Sul, nesta terça-feira.

"Fiquei surpreendido quando se falou que o que aconteceu na Venezuela é uma narrativa. Todos já sabem o que nós pensamos com respeito a Venezuela e sobre o governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, que se respeito os direitos humanos, que não haja presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Damos o nome que tem e ajudamos", disse Lacalle Pou na mesa de reunião com Lula e o próprio presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Na segunda-feira, durante conferência de imprensa ao lado de Maduro, a quem recebeu para uma reunião bilateral, Lula afirmou que havia se construído uma "narrativa de antidemocracia a autoritarismo" contra a Venezuela.

"Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo", afirmou. "Está nas suas mãos, companheiro, construir a sua narrativa e virar esse jogo para que a gente possa vencer definitivamente e a Venezuela volte a ser um país soberano, onde somente o seu povo, através de votação livre, diga quem é que vai governar aquele país."

Na reunião de presidentes, Lacalle Pou lembrou que o Uruguai voltou a ter embaixador em Caracas, depois de um período em que não teve representação diplomática, e que o fez por "afinidade com o povo da Venezuela".


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`