Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025
MUNDO: A Rússia lançou um ataque a Odesa, cidade costeira ucraniana situada às margens do Mar Negro, nesta quarta-feira (19). É a segunda noite consecutiva em que a cidade portuária do sul foi alvo.
As defesas aéreas da Ucrânia estavam repelindo um ataque russo, segundo um porta-voz da administração militar ucraniana de Odesa.
“Mais lançamentos de Kalibr [mísseis de cruzeiro] foram documentados no Mar Negro”, disse o porta-voz Serhiy Bratchuk no Telegram.
Uma equipe da CNN em Odesa testemunhou uma barragem sustentada da defesa aérea perto da direção do porto. A equipe também ouviu pelo menos três grandes estrondos.
Oleh Kiper, chefe da administração militar da região de Odesa, pediu às pessoas que não se aproximem das janelas.
“Não se aproxime das janelas, não filme ou mostre o trabalho das forças de defesa aérea”, disse Kiper em sua página do Telegram nesta quarta-feira. “Todos os residentes de Odesa Oblast, se abriguem!”
As forças russas lançaram ataques aéreos em Odesa na terça-feira, no que o Ministério da Defesa de Moscou disse ser uma retaliação ao ataque de Kiev na última segunda-feira à estratégica e simbólica ponte da Crimeia que liga a península anexada à Rússia.