• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025

Casa Branca está “profundamente preocupada” com ataques russos a portos ucranianos

Ela também observou que os Estados Unidos viram indícios de que a Rússia pode atacar navios civis que transportam grãos no Mar Negro.


CNN

Publicada em: 20/07/2023 16:44:05 - Atualizado

MUNDO: A Casa Branca está “profundamente preocupada” com os ataques russos em andamento contra a cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia. Ele disse que também está preocupado com o direcionamento do Kremlin à infraestrutura e suprimentos de grãos após sua retirada do acordo que permitia a exportação de grãos da Ucrânia para o resto do mundo.

O colapso do acordo agora representa um desafio para o suprimento global de alimentos e ameaça disparar os preços, especialmente para economias de baixa renda.

“Já vimos três dias consecutivos de ataques russos – ataques de mísseis e drones em cidades portuárias no Mar Negro que fazem parte de um ataque contínuo à Ucrânia e um esforço para restabelecer essencialmente seu bloqueio aos portos ucranianos do Mar Negro com profundo impacto para insegurança alimentar”, disse a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Olivia Dalton, a repórteres nesta quinta-feira (20).

Ela também observou que os Estados Unidos viram indícios de que a Rússia pode atacar navios civis que transportam grãos no Mar Negro.

“Vimos indícios de que eles estão essencialmente se preparando para, como você observou, potencialmente atacar embarcações civis que transportam grãos pelo Mar Negro. Eles aludiram ao fato de que considerariam qualquer embarcação civil no Mar Negro, um possível carregamento contendo carga militar, para que possamos elucidar o que eles pretendem fazer. Estamos profundamente preocupados com isso”, disse ela.


Fale conosco