• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 9 de fevereiro de 2025

Imprensa francesa critica ausência do presidente Emmanuel Macron na Cúpula da Amazônia

Jornal "Libération" diz que o presidente da França contraria seu próprio discurso


CNN

Publicada em: 09/08/2023 10:40:31 - Atualizado


MUNDO: O jornal “Libération” criticou, nesta terça-feira (7), a ausência do presidente francês Emmanuel Macron na Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém, no Pará.

Segundo a publicação, o evento era uma questão crucial, que Macron parece desprezar. Ainda dizem que atitude do presidente contradiz seu próprio discurso.

O líder francês já debateu várias vezes sobre os incêndios na região. A preservação ambiental do bioma também está no centro dos debates do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Se tivesse ido para Belém, Macron seria apenas um observador. A Guiana Francesa — embora coberta em parte pela floresta — não é um país independente e por isso não faz parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Dos países que fazem parte do tratado, três presidentes não vieram. A baixa de última hora foi do venezuelano Nicolás Maduro, que cancelou o convite na segunda-feira (7) à noite.

A diplomacia venezuelana informou que uma infecção nos ouvidos impediria Maduro de participar dos debates da cúpula. No lugar dele, veio a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.

Guillermo Lasso, presidente do Equador, já havia enviado um representante.


Fale conosco