Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 10 de fevereiro de 2025
MUNDO: Osama Sharif, um dos adolescentes que ficou preso por 16 horas no teleférico no Paquistão, chamou o resgate de milagroso durante uma entrevista para a agência de notícias norte-americana Associated Press.
“Eu tinha ouvido histórias sobre milagres, mas vi um resgate milagroso acontecer com meus próprios olhos”, disse o garoto de 15 anos.
Osama disse também que tanto ele quanto os outros sentiram repetidamente que a morte era iminente até chegarem à borda da montanha em segurança.
Ele disse que estava indo para a escola para receber o resultado de seu exame final quando ficou preso.
“De repente, sentimos uma sacudida, e tudo aconteceu tão de repente que pensamos que todos nós íamos morrer”, disse Osama em entrevista por telefone.
Ele disse que algumas das crianças e os mais velhos tinham celulares e começaram a fazer ligações. Pais preocupados tentaram tranquilizar os filhos.
“Eles estavam nos dizendo para não se preocupar, que a ajuda estava chegando”, disse ele.
Depois de várias horas, os passageiros viram helicópteros voando no ar e, a certa altura, um comando usando uma corda chegou muito perto do teleférico.
“Choramos e com lágrimas nos olhos, pois temíamos que o teleférico caísse”, disse Osama.Poucas horas depois, um helicóptero resgatou uma das crianças mais novas do teleférico.
Entretanto, a aproximação da aeronave aumentava a força dos ventos e ameaçava a integridade do teleférico.
Então, ao anoitecer, as equipes de resgate construíram um teleférico improvisado com uma estrutura de cama de madeira e cordas para se aproximar do teleférico usando o único cabo que ainda estava intacto, disse o chefe da polícia local, Nazir Ahmed.
Depois do primeiro resgate o teleférico improvisado, como forma de teste, levou comida e água para aqueles que seguiam presos.
Ahmed, o chefe da polícia local, disse que as crianças receberam oxigênio por precaução antes de serem entregues aos pais, muitos dos quais começaram a chorar de alegria.
Os teleféricos fabricados localmente são uma forma de transporte amplamente utilizada no distrito montanhoso de Battagram, na província de Khyber Pakhtunkhwa.
Deslizando por vales íngremes, eles reduzem o tempo de viagem, mas muitas vezes são mal conservados e propensos a acidentes.
Todos os anos, pessoas morrem ou ficam feridas enquanto viajam neles.
Na quarta-feira, a polícia prendeu Gul Zarin, o proprietário do teleférico, sob a acusação de ignorar as medidas de segurança, disse a polícia local.