• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 11 de fevereiro de 2025

Furacão Lee sobe rapidamente para categoria 5 enquanto se aproxima do Caribe

Ventos podem chegar a cerca de 260 km/h; ondas perigosas e correntes de retorno se espalharão pelo norte do Caribe na sexta


cnn

Publicada em: 08/09/2023 10:07:13 - Atualizado

MUNDO: O furacão Lee se tornou uma grande tempestade de categoria 5 no final da noite de quinta-feira (7), com ventos de 257 km/h, de acordo com alerta do Centro Nacional de Furacões. Ele ainda está no oceano Atlântico, a leste do Caribe.

Lee era uma tempestade de categoria 1 no começo desta quinta e tem se intensificado com grande velocidade nas águas quentes do Oceano Atlântico, dobrando a velocidade de seus ventos nas últimas 24 h.

O furacão está localizado a cerca de 1.126 km a Leste do Norte das Ilhas Leeward, disse o Centro Nacional de Furacões em atualização às 23h de quinta.

A tempestade provavelmente atingirá seu pico de intensidade neste fim de semana e ainda se espera que seja um furacão perigoso sobre o Sudoeste do Atlântico no início da próxima semana, embora seja muito cedo para saber se este sistema terá impacto direto na parte continental dos Estados Unidos.

Ondas perigosas e correntes de retorno se espalharão pelo norte do Caribe na sexta e começarão a afetar os Estados Unidos no domingo (10), disse o centro.

Especialistas acreditam que o centro do furacão Lee passará pelo norte das Ilhas Leeward, das Ilhas Virgens e de Porto Rico neste fim de semana e no início da próxima semana.

Condições de tempestade tropical, ondas com risco à vida e correntes de retorno podem ocorrer em algumas dessas ilhas durante o fim de semana.

Também na quinta-feira, uma depressão tropical no Atlântico oriental transformou-se na tempestade tropical Margot, apenas algumas centenas de quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde, segundo o centro de furacões.

A tempestade Margot tem atualmente ventos de 64 km/h e espera-se um fortalecimento constante – o centro prevê que ele se tornará um furacão no fim de semana.

A previsão mostra a tempestade virando para o norte sobre o Atlântico central no início da próxima semana, mas não se espera que ameace nenhuma área terrestre a partir de quinta-feira.

As tendências dos modelos feitos por computador para o furacão Lee mostraram que ele se dirigirá para o norte no início da próxima semana. Mas exatamente quando isso ocorrerá e até que ponto a oeste Lee conseguirá ir terá um papel fundamental na distância que chegará dos Estados Unidos.

Há dois cenários potenciais que os meteorologistas estão observando para saber como a ameaça aos EUA poderia se desenrolar.


Fale conosco