Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
MUNDO: O braço armado do Hamas postou uma gravação no Telegram nesta segunda-feira (18) em que três reféns, idosos israelenses, aparecem pedindo por sua libertação. Israel denunciou a mensagem como um “vídeo criminoso e terrorista”.
Os três homens foram identificados por Israel como Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, de 80 anos, e Amiram Cooper, 84 anos. Eles foram sequestrados pelo Hamas há mais de 10 semanas, juntamente com outras 240 pessoas.
No vídeo, os homens aparecem com barbas longas, magros e abatidos. Sentado no meio, Peri fala para a câmera, dizendo que ele e outros reféns idosos que têm problemas de saúde estão “sofrendo muito em condições muito duras”.
A nora de Metzger, Ayala Metzger, disse que sentiu alegria e choque ao ver o vídeo.
“Foi uma alegria vê-los vivos por um momento”, disse ela, mas acrescentou: “Foi chocante vê-los assim”, com a barba crescida, tendo perdido peso e parecendo fracos e pálidos.
O porta-voz militar, Daniel Hagari, disse que as imagens mostram "a crueldade do Hamas contra civis muito idosos, inocentes que precisam de cuidados médicos".
"Chaim, Yoram e Amiram. Espero que vocês me ouçam esta noite", disse Hagari em um briefing televisionado. “Saibam disso: estamos fazendo tudo, tudo, para que vocês retorne em segurança.”