Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 18 de fevereiro de 2025
MUNDO: Ocorrem nesta terça-feira (23/1), as eleições primárias dos partidos Republicano e Democrata, no estado de New Hampshire. O processo faz parte da nomeação dos candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o pleito acontece em novembro deste ano.
As prévias acontecem oito dias depois das convenções republicanas de Iowa, dominadas pelo ex-presidente Donald Trump, que chega fortalecido para a disputa. Os concorrentes ainda tentam mostrar a viabilidade de suas candidaturas, apesar da vitória de quase 30 pontos percentuais de vantagem do ex-presidente no estado.
Os eleitores democratas também terão a própria prévia, no entanto, menos competitiva.
A prévia de New Hampshire acontece nesta terça-feira (23), com o horário exato dependendo do local de votação. Ao contrário de Iowa e de alguns outros estados, que dependem de um sistema de convenção política relativamente complicado, os eleitores em New Hampshire votam da mesma forma que fariam em qualquer outra votação.
Do lado republicano, 22 delegados estão em disputa e serão atribuídos em uma base proporcional para a Convenção Nacional do Partido. Embora esta seja uma pequena parte dos 1.215 delegados necessários para garantir a candidatura, o estado tradicionalmente tem desempenhado um papel diferencial no processo de indicação devido ao seu primeiro lugar no calendário, aumentando o fator simbólico.