• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de fevereiro de 2024

Rússia ataca cidade de Avdiivka de todas as direções, situação é “difícil” dizem militares da Ucrânia

Forças terrestres da Ucrânia relatam situação tensa em todo o leste do país


cnn

Publicada em: 08/02/2024 15:52:19 - Atualizado

MUNDO: Um grande número de tropas russas está atacando Avdiivka, no leste da Ucrânia, de todas as direções, e a situação está cada vez mais difícil para as forças ucranianas que defendem a cidade, disse o prefeito nesta quinta-feira (8).

As forças russas tomaram a iniciativa no front oriental na região industrial de Donbas, na Ucrânia, e vêm tentando cortar as linhas de suprimento e cercar as forças ucranianas entrincheiradas em Avdiivka desde outubro.

“O inimigo está pressionando de todas as direções. Eles estão atacando com forças muito numerosas”, disse o prefeito de Avdiivka, Vitaliy Barabash, em comentários televisionados, descrevendo a situação como “muito difícil”.

Atingida pelos combates na região desde 2014, que aumentaram em fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou sua invasão em grande escala na Ucrânia, Avdiivka sofreu grandes danos.

Atualmente, há apenas 941 moradores na cidade que já foi lar de 32.000 pessoas e tem uma grande usina de coque, disse Barabash.

A queda de Avdiivka seria saudada pelas autoridades russas como uma vitória difícil antes da eleição do próximo mês, na qual o presidente Vladimir Putin deverá ser reeleito.

Em seu relatório diário sobre a situação em Avdiivka, os militares ucranianos disseram que as tropas de Kiev estavam contendo as forças russas.

“Nossos soldados mantêm firmemente a defesa, infligindo perdas significativas aos invasores”, afirmaram.

As forças terrestres da Ucrânia disseram que a situação estava tensa em todo o leste do país.

“O inimigo está tentando romper nossa defesa na área de Chasiv Yar (na região de Donetsk) e recorrendo a ações locais de pequenos grupos sob a cobertura de drones e artilharia”, disseram no aplicativo de mensagens Telegram.


Fale conosco