• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Israel ironiza o Brasil nas redes sociais e acusa o presidente Lula de negar o Holocausto dos judeus

Uma conta oficial da diplomacia israelense ironizou o Brasil nas redes sociais e acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto.


cnn

Publicada em: 20/02/2024 15:30:53 - Atualizado


MUNDO: Uma conta oficial da diplomacia israelense ironizou o Brasil nas redes sociais e acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto.

Fontes do governo brasileiro consultadas classificaram como “baixaria” e afirmaram que o presidente nunca negou a matança de judeus na Segunda Guerra Mundial.

Na rede X, a conta “Israel” da chancelaria do país, compartilhou uma publicação com a bandeira do Brasil que questionava “o que vem à sua cabeça quando pensa no Brasil?” e acrescentou o seguinte comentário: “antes ou depois de Lula negar o Holocausto?”

No domingo, Lula comparou a invasão de Gaza por Israel para revidar o ataque do Hamas ao genocídio dos judeus por Hitler, o que gerou forte reação do governo israelense, que o declarou pessoal não grata. Mas em nenhum momento ele nega o Holocausto.

Fontes do Itamaraty dizem que, por enquanto, não vão responder à provocação, que vem depois de uma nova publicação do embaixador israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (20) cobrando novamente desculpas de Lula.

As atenções da chancelaria estão voltadas para uma manifestação brasileira hoje na Corte Internacional de Justiça em Haia, onde o país planeja reiterar que Israel comete genocídio de palestinos — uma definição controversa.


Fale conosco