• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de abril de 2024

Módulo lunar inativo do Japão “acorda” inesperadamente e envia imagens da superfície da Lua

Feito surpreendeu equipe, uma vez que o explorador robótico “Moon Sniper” não foi projetado para sobreviver às temperaturas lunares extremas


CNN

Publicada em: 27/02/2024 11:16:05 - Atualizado


MUNDO: O “Moon Sniper” do Japão é a missão lunar que voltou à vida. Após ficar inativa durante a maior parte de fevereiro, a espaçonave acordou “milagrosamente” no fim de semana e transmitiu novas imagens para a Terra, segundo a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Este feito foi inesperado, dado que o módulo lunar não foi projetado para sobreviver às duras temperaturas da Lua.

Conhecido como SLIM, ou Smart Lander for Investigating Moon, o pouso do veículo robótico em 19 de janeiro fez do Japão o terceiro país neste século – e o quinto de todos os tempos – a pousar na Lua.

Durante a descida, no entanto, a espaçonave experimentou uma anomalia e pousou de nariz, o que significava que seus painéis solares estavam voltados para o oeste, em vez de para cima, e não recebiam a luz solar necessária para gerar energia.

Depois de apenas algumas horas operando com bateria limitada, o módulo de pouso enviou de volta uma imagem em mosaico de seu local de pouso antes de desligar. A agência espacial japonesa esperava que a luz pudesse atingir as células solares da espaçonave à medida que o ângulo do Sol na Lua mudasse, permitindo que o veículo despertasse novamente.

Com certeza, o Moon Sniper, assim chamado devido à tecnologia de precisão que lhe permitiu pousar a apenas 55 metros do seu alvo, acordou 10 dias depois e começou a enviar novas imagens.

Uma fotografia tirada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 mostra a espaçonave SLIM do Japão na lua.

Mas as horas de vigília da espaçonave eram curtas e, em 31 de janeiro, o Moon Sniper entrou no que a JAXA chamou de “período de dormência de duas semanas durante a longa noite lunar”.

As temperaturas durante a noite lunar podem cair para 133 graus Celsius negativos, de acordo com a NASA .

A última cena da lua da perspectiva do módulo de pouso antes da noite lunar foi compartilhada no X, antigo Twitter, em 1º de fevereiro, uma vez que a equipe da missão enviou comandos ao Moon Sniper e confirmou que ele estava em estado inativo.


Fale conosco