• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Comunicado do Brasil é intervencionista e parece ditado por EUA, diz ditadura da Venezuela

Governo de Nicolás Maduro criticou nota de governo brasileiro sobre situação eleitoral de Caracas e as dificuldades de opositores se inscreverem como candidatos


Redação

Publicada em: 26/03/2024 17:42:58 - Atualizado


MUNDO: O ministério das Relações Exteriores da Venezuela reagiu nesta terça-feira (26) à manifestação do Brasil sobre a situação eleitoral do país dizendo que o comunicado do governo brasileiro é “cinzento e intervencionista”.

A chancelaria venezuelana repudiou o texto redigido por funcionários do Itamaraty e afirmou “que parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”. O ministério venezuelano ainda disse que os comentários emitidos “são carregados de profundo desconhecimento e ignorância sobre a realidade política na Venezuela”.

O governo de Nicolás Maduro afirmou também que tem mantido “uma conduta fiel aos princípios que regem a diplomacia e as relações amistosas com o Brasil, sendo que em nenhuma hipótese, emite, nem emitirá juízos de valor sobre os processos políticos e judiciais” brasileiros.

A nota publicada pelo chanceler Yván Gil diz que chama atenção que a chancelaria brasileira não esteja preocupada com as tentativas de assassinato do presidente Nicolás Maduro e desestabilização que, segundo o governo venezuelano, foram desmanteladas nas últimas semanas.

A reação do governo da Venezuela é uma resposta ao posicionamento do Brasil sobre o fato de que opositores de Nicolás Maduro não puderam se candidatar na próxima eleição presidencial, em 28 de julho.




Fale conosco