• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 17 de maio de 2024

Israel está preocupado com possíveis mandados de prisão do Tribunal de Haia

Ordens podem ser emitidas contra integrantes do alto escalão do governo por causa de mortes de civis e destruição na Faixa de Gaza


cnn

Publicada em: 29/04/2024 11:16:13 - Atualizado

MUNDO: Israel está expressando preocupação de que o Tribunal Penal Internacional possa estar se preparando para emitir mandados de prisão contra integrantes do governo sob acusações relacionadas à sua guerra contra o Hamas em Gaza.

O TPI – que pode acusar indivíduos de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio – está investigando o ataque transfronteiriço do Hamas em 7 de outubro e o devastador ataque militar de Israel a Gaza, governada pelo Hamas, agora em seu sétimo mês.

Em resposta aos relatos da mídia israelense de que o TPI poderia em breve emitir mandados de prisão para altos funcionários do governo israelense e militares, o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, alertou no domingo as embaixadas israelenses para reforçar sua segurança por causa do risco de uma “onda de antissemitismo severo”.

“Esperamos que o tribunal (TPI) se abstenha de emitir mandados de prisão contra altos funcionários políticos e de segurança israelenses”, disse Katz. “Não abaixaremos a cabeça nem seremos dissuadidos e continuaremos lutando.”

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse na sexta-feira que qualquer decisão do TPI não afetará as ações de Israel, mas estabelecerá um precedente perigoso.


Fale conosco