• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 23 de junho de 2024

Presidente Putin alerta para conflito global e diz que não permitirá ameaças à Rússia

Presidente russo fez discurso na Praça Vermelha enquanto os russos comemoram o aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial


CNN

Publicada em: 09/05/2024 16:31:50 - Atualizado

MUNDO: O presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Ocidente, nesta quinta-feira (9), de arriscar um conflito global e disse que ninguém teria permissão para ameaçar a maior potência nuclear do mundo.

As declarações foram feitas enquanto a Rússia comemora o aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

À medida que as tropas russas avançam contra as forças da Ucrânia apoiadas pelo Ocidente, Putin acusou as elites ocidentais “arrogantes” de esquecerem o papel decisivo desempenhado pela União Soviética na derrota da Alemanha nazista e de alimentarem conflitos em todo o mundo.

“Sabemos aonde leva a exorbitância de tais ambições. A Rússia fará tudo para evitar um confronto global”, disse Putin na Praça Vermelha.

“Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão para o combate.”

Putin, que enviou o seu exército para a Ucrânia em 2022, classifica a guerra como parte de uma luta com o Ocidente, que, segundo ele, humilhou a Rússia depois da queda do Muro de Berlim em 1989, ao invadir o que considera ser a esfera de influência de Moscou.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que Putin está envolvido numa apropriação de terras ao estilo imperial.



Fale conosco