Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 23 de maio de 2025
MUNDO: O parlamento da Ucrânia votou, na quinta-feira (9), para demitir o vice-primeiro-ministro para infraestrutura e o ministro da agricultura, removendo dois altos funcionários que detinham pastas-chave para a economia de guerra.
A maioria dos 272 parlamentares votou pela destituição do vice-primeiro-ministro Oleksandr Kubrakov, que supervisionou o programa de reconstrução e defendeu os esforços para estabelecer uma rota de navegação no Mar Negro durante um bloqueio russo de facto.
A saída de Kubrakov, de 41 anos, vem em meio aos planos para dividir seu poderoso ministério em duas pastas separadas, disseram os parlamentares.
“Esperamos que o governo tome a decisão de separar os ministérios. Depois, mais tarde, na segunda quinzena de maio, as novas nomeações serão feitas”, disse Yevhenia Kravchuk, parlamentar do partido governante Servos do Povo, em uma entrevista na televisão nacional.
Kubrakov disse no Facebook que sua demissão não havia sido discutida com ele com antecedência e que ele não tinha tido a chance de defender seu mandato em uma apresentação ao parlamento.