• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 24 de junho de 2024

Argentina oferece aeronaves, equipes de saúde, policiais e mergulhadores para ajudar RS

Enquanto o número de mortos continua a subir e milhares permanecem desabrigados, a ajuda estrangeira traz esperança em meio à devastação.


PORTAL CM7

Publicada em: 10/05/2024 11:24:49 - Atualizado


MUNDO: Após semanas de fortes chuvas que desencadearam uma tragédia no Rio Grande do Sul, a solidariedade internacional se manifestou, com Argentina e Uruguai oferecendo assistência ao estado brasileiro atingido. 

Enquanto o número de mortos continua a subir e milhares permanecem desabrigados, a ajuda estrangeira traz esperança em meio à devastação. 

Nesta segunda-feira (6), o governo da Argentina, liderado por Javier Milei, anunciou um amplo conjunto de recursos para auxiliar no resgate e na recuperação das áreas afetadas. 

Através do Ministério da Defesa, do Ministério da Segurança e da Comissão Capacetes Brancos, a Argentina disponibilizará uma brigada de 20 militares e cães da Polícia Federal, especialistas em logística, aeronaves de transporte, helicópteros para evacuação, equipe de saúde móvel, mergulhadores táticos, unidades de engenharia com barcos e estações de purificação de água. 

Além disso, o Uruguai também ofereceu sua ajuda, enviando aeronaves, lanchas e drones para auxiliar no socorro às vítimas das enchentes. 

Outros países vizinhos, como a Venezuela, também expressaram disposição em ajudar, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados. Enquanto isso, a situação no Rio Grande do Sul permanece crítica. 

Com 85 mortes confirmadas e outras quatro ainda sob investigação, além de centenas de desaparecidos e feridos, a Defesa Civil continua suas operações de resgate e assistência às comunidades afetadas. 

O estado enfrenta um desafio logístico significativo, com mais de 200 mil pessoas deslocadas de suas casas e quase 500 municípios relatando problemas relacionados às chuvas. 

A previsão de mais chuvas nas áreas já castigadas aumenta a preocupação, enquanto o abastecimento de água em Porto Alegre é comprometido pelo desligamento de uma estação de tratamento.


Fale conosco