• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de junho de 2024

Ditador da Venezuela, Maduro diz que Milei quer transformar América Latina em colônia dos EUA

Ditador da Venezuela disse que líder argentino tenta entregar as Malvinas ao Reino Unido


CNN

Publicada em: 14/05/2024 09:46:13 - Atualizado

MUNDO: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a criticar nesta segunda-feira (13) o presidente argentino, Javier Milei, em seu programa semanal na televisão estatal venezuelana. Maduro disse que líderes como Milei querem transformar os países da América Latina em colônias.

“Eu sinto muita vergonha quando vejo uma pessoa como o (Javier) Milei, dizendo ‘Yes, Sir’ cada vez que se encontra com a general Richardson, comandante do Comando Sul. Se disfarça de militar para dizer ‘Yes, Sir'”, disse o presidente venezuelano.

Maduro também citou a disputa entre a Argentina e o Reino Unido pelas ilhas Malvinas: “Eu me pergunto, o que sentem os militares argentinos? O que sentem eles, que deram a própria vida, que colocaram os filhos para combater nas Malvinas. Quando veem Milei dizendo ‘Yes, Sir’? Aqueles como Milei são os que querem impor um novo colonialismo na América. Veja que com o Milei, a Argentina já entregou as Ilhas Malvinas. Disse que as Malvinas eram britânicas.”

Durante um evento que marcou os 42 anos da Guerra das Malvinas, no início de abril, Milei disse que trabalharia para que as ilhas voltem ao controle da Argentina.

O presidente da Venezuela também comparou a disputa ao conflito de Caracas com a Guiana pelo território de Essequibo. “O mesmo querem na Venezuela: colocar um babaca, uma marionete, alguém que coloque seu nome para entregar a Guiana Essequiba aos Estados Unidos, à Exxon Mobil. É isso que querem. Para a revolução para colocar aqui uma marionete”, disse Maduro.


Fale conosco