• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

Joe Biden critica postagem de Donald Trump: “Linguagem de Hitler, não dos EUA”

Publicação fez referência ao regime nazista, falando de "Reich unificado" se empresário for eleito


CNN

Publicada em: 21/05/2024 17:45:15 - Atualizado

MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a postagem de Donald Trump com referência ao regime nazista é “linguagem de [Adolf] Hitler”.

“Esta é a linguagem de Hitler, não da América [Estados Unidos]”, disse Biden durante um evento para arrecadação de fundos em Boston nesta terça-feira (21).

Trump retirou do ar um vídeo postado na sua conta na rede Truth Social que incluía referência a um “Reich unificado” depois que a campanha de Biden e outros criticaram o uso de linguagem frequentemente associada ao regime nazista.

Entenda a polêmica

Postado na tarde de segunda-feira (20), o vídeo de 30 segundos foi apagado da conta de Trump na Truth Social.

A publicação retratava uma visão positiva para os EUA caso o ex-presidente derrote Biden na eleição de novembro, apresentando manchetes hipotéticas de jornais sobre uma economia em expansão e uma repressão à imigração na fronteira sul dos EUA.

Em dois momentos do vídeo, o texto abaixo de uma manchete diz: “A força industrial aumentou significativamente… impulsionada pela criação de um Reich unificado”. O texto está um pouco borrado, o que dificulta sua compreensão à primeira vista.

Karoline Leavitt, porta-voz da campanha de Trump, disse em comunicado que o vídeo foi criado por alguém de fora da campanha e compartilhado por um funcionário que não notou o uso da palavra “Reich” antes de postar.

Ela destacou que o ex-presidente estava em um tribunal no momento da publicação. Ele está sendo julgado em Nova York por conta de um pagamento secreto a uma estrela de filmes adultos.



Fale conosco