• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de setembro de 2025

Rússia pode adotar medidas de dissuasão nuclear se os EUA implantarem mísseis na Europa

Ministro das Relações Exteriores russo também comentou sobre a possibilidade de os Estados Unidos enviarem caças F-16 para a Ucrânia


CNN

Publicada em: 30/05/2024 11:10:08 - Atualizado

MUNDO: A Rússia pode tomar medidas na área de dissuasão nuclear se os Estados Unidos implantarem mísseis de alcance intermediário e curto na Europa e na Ásia, relatou a agência de notícias russa RIA nesta quinta-feira (30), citando o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

A dissuasão nuclear é uma estratégia de segurança que envolve um potencial ou efetivo uso de armas nucleares para dissuadir um potencial adversário de tomar determinadas ações. Essa não é a primeira vez que a Rússia faz essa ameaça.

No começo deste mês, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que o país está alertando seus adversários ocidentais de que se sente obrigada a aumentar sua dissuasão nuclear devido ao que vê como uma “escalada” em curso.

Rússia vê F-16 como sinal “nuclear”

Em entrevista nesta quinta-feira (30) à RIA, Sergei Lavrov também disse que a Rússia considera o fornecimento planejado de caças F-16 à Ucrânia como uma “ação sinalizadora” da Otan na área nuclear.

“Eles estão tentando nos dizer que os Estados Unidos e a Otan não iriam parar diante de nada na Ucrânia”, disse Lavrov depois de observar que os caças F-16 tinham capacidade nuclear.



Fale conosco