• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de julho de 2024

Israel ameaça “guerra total” após provocações do Hezbollah, após divulgação de vídeo

Vídeos realizados por drones em cidades israelenses fazem parte de "guerra psicológica"


CNN

Publicada em: 19/06/2024 10:10:31 - Atualizado

MUNDO: Israel alertou o Hezbollah na terça-feira (18) sobre a perspectiva de “guerra total” depois que o grupo militante libanês publicou um vídeo de 9 minutos, supostamente gravado por um drone, mostrando localizações militares e civis israelenses em várias cidades israelenses.

“Estamos chegando muito perto do momento de decidir mudar as regras do jogo contra o Hezbollah e o Líbano”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em um comunicado no X. “Em uma guerra total, o Hezbollah será destruído, e o Líbano seria severamente espancado”, acrescentou.

Partes das imagens do Hezbollah, filmadas durante o dia, alegavam mostrar Krayot, um aglomerado de cidades residenciais “altamente povoadas” ao norte da cidade israelense de Haifa e 28 km ao sul da fronteira com o Líbano, junto com shoppings e lojas de luxo.

Outras partes alegaram mostrar um complexo militar perto de Haifa, que pertence ao fabricante de armas israelenses Rafael – incluindo baterias do sistema de defesa Iron Dome, locais de armazenamento de mísseis e equipamentos de radar – e barcos militares, navios e depósitos de armazenamento de petróleo no porto de Haifa.

A publicação do vídeo ocorre após meses de intensificação de ataques transfronteiriços entre o Hezbollah e Israel, na sequência dos ataques do Hamas em 7 de outubro e da subsequente campanha militar das Forças de Defesa de Israel em Gaza.


Fale conosco