Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 21 de maio de 2025
MUNDO: É fácil compreender por que razão a Apple, a Microsoft e a Google são empresas multimilionárias: basta pensar em quantas pessoas em todo o mundo interagem com os produtos das empresas e dependem delas para as suas vidas diárias.
Mas estas marcas multigeracionais estão agora atrás da Nvidia, que de repente se tornou a empresa pública mais valiosa do mundo.
A gigante da tecnologia, cuja a fabricação de chips de inteligência artificial (IA) disparou suas ações para a estratosfera, dificilmente é um nome familiar.
Muitas pessoas nem conseguem pronunciar (é en-VID-eeyah, diz a empresa em seu site). É derivado da palavra latina “invidia”, que significa inveja, algo que muitas empresas sem dúvida sentem atualmente.
“Acabei de ler que é hoje a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft. Por que isso aconteceu? O que ela faz?”, postou um usuário do Reddit na terça-feira (18).
Muitos investidores da Nvidia que embarcaram na ideia provavelmente também não conseguem explicar como tudo aconteceu.
Com um valor de mercado superior a US$ 3 trilhões (cerca de R$ 16,4 trilhões na cotação atual) a Nvidia vale mais do que a economia inteira da maioria dos países.