Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: Uma tentativa de golpe militar foi frustrada nesta quarta-feira (26) na Bolívia. O general Juan Jose Zuniga foi preso após tropas invadirem o palácio presidencial em La Paz.
Em entrevista à CNN, o professor de Relações Internacionais da USP, Kai Enno Lehmann, analisou o cenário político boliviano e avaliou que a iniciativa foi “toda mal planejada”.
Segundo Lehmann, a Bolívia é conhecida por uma “instabilidade política muito grande” e inúmeras tentativas de golpes ao longo da história. O general Zuniga justificou a ação alegando tentar impedir a candidatura do ex-presidente Evo Morales a um quarto mandato em 2024, o que seria inconstitucional.
“Pelo visto, não houve a participação do judiciário nessa tentativa e grande parte mesmo das forças amadas que não participaram”, disse o professor, apontando falhas no planejamento.