• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024

Democratas culpam conselheiros de Joe Biden por ocultar extensão de declínio mental

Doadores e assessores relatam preocupações com a saúde de Biden, criticando a equipe do presidente por gerir meticulosamente suas aparições públicas


cnn

Publicada em: 12/07/2024 11:13:13 - Atualizado

MUNDO: No mês passado, em um evento de arrecadação de fundos para o presidente Joe Biden repleto de estrelas em Los Angeles, George Clooney não foi o único a sair preocupado com o presidente.

Antes mesmo de Biden fazer seus comentários naquela noite, sussurros de preocupação passaram pela plateia no Teatro Peacock sobre o presidente, que acabara de chegar de um longo voo da Itália. Alguns dos maiores doadores no evento de arrecadação de US$ 30 milhões, que esperaram na fila para tirar fotos com Biden, expressaram desconforto com a aparência e comportamento do presidente.

“Ele estava menos coerente do que o usual”, disse um dos presentes, que ficou surpreso ao ver que, durante uma reunião menor com doadores antes do evento principal, Biden mal falou. Em vez disso, essa pessoa disse que ele deixou quase toda a fala para o ex-presidente Barack Obama, o que alguns convidados acharam incomum para um político tão eloquente como Biden.

De volta a Washington, tem havido sinais claros ao longo de seu mandato de que Biden está sendo cada vez mais gerenciado nos bastidores, com listas de pontos de discussão, nomes de questionadores e desenhos de onde ele deve andar apresentados a ele por assessores.

Antes das reuniões fechadas do Gabinete que Biden frequenta, é costumeiro que os membros do Gabinete enviem perguntas e pontos-chave que planejam apresentar diante de Biden com antecedência aos assessores da Casa Branca, disseram duas fontes com conhecimento direto à CNN.

“Toda exibição é meio que um ato”, disse uma dessas fontes à CNN. “Eles vinham e diziam: ‘Ei, o presidente vai chamar você em cerca de 25 minutos e fazer essa pergunta. Quais são os pontos principais com os quais você vai responder?'”

A segunda fonte, que ecoou essa mesma descrição, disse que quando Biden participa de reuniões do Gabinete, elas “não são livres e são bem orquestradas”. E as reuniões em si não são frequentes, com um secretário do Gabinete dizendo à CNN que não tem certeza da condição de Biden porque raramente o vê.

Na verdade, a última reunião completa do Gabinete ocorreu em 2 de outubro de 2023. Fontes também disseram que as reuniões do Gabinete durante os anos de Obama, que Biden frequentou como vice-presidente, não eram pré-roteirizadas dessa forma.



Fale conosco