• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 7 de setembro de 2024

Isis-K amplia recrutamento de adolescentes e ameaça segurança do Ocidente

Aumento de casos de terrorismo realizados por crianças e jovens reflete estratégia digital do grupo terrorista


CNN

Publicada em: 25/07/2024 17:52:09 - Atualizado

MUNDO: Quase dois terços das detenções ligadas ao Estado Islâmico, o Isis, na Europa nos últimos nove meses foram de adolescentes, de acordo com um estudo acadêmico histórico, à medida que cresce a preocupação entre as autoridades de segurança europeias antes dos Jogos Olímpicos de Paris sobre a crescente potência e alcance no Ocidente do o grupo militante islâmico e sua afiliada Isis-K.

O estudo de 27 ataques ligados ao Isis ou tentativas interrompidas desde outubro revelou que dos 58 suspeitos, 38 tinham idades entre os 13 e os 19 anos, segundo Peter Neumann, professor de Estudos de Segurança no King’s College London. A CNN também conseguiu verificar a maioria dos dados de Neumann com autoridades de segurança europeias. Neumann observou que os dados mais recentes da Europol mostram que “o número de ataques e tentativas de ataques mais do que quadruplicou” desde 2022.

O aparente aumento no recrutamento de jovens radicais para a realização de atos terroristas ocorre num momento em que as autoridades de segurança europeias expressam preocupações relativamente a um potencial ressurgimento de ataques terroristas organizados – ou “dirigidos”.

Os Jogos Olímpicos de Verão em Paris, que começam na sexta-feira (26), foram especificamente ameaçados pelo Isis-K, o Estado Islâmico em Khorasan, uma afiliada ativa do Isis proveniente da Ásia Central. O grupo construiu uma presença notável na Turquia nos últimos três anos, de acordo com documentos judiciais e analistas. Só em 2023, 426 suspeitos do Isis-K foram detidos em 122 operações, de acordo com a agência de inteligência turca MIT.



Fale conosco