• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025

Ucrânia diz ter capturado mais de 100 soldados russos após invasão no seu território

Captura de soldados russos na quarta-feira (14) foi a maior prisão realizada por Kiev contra forças de Moscou de uma só vez


cnn

Publicada em: 15/08/2024 10:58:54 - Atualizado

MUNDO: A captura de soldados russos na quarta-feira (14) foi a maior prisão realizada por Kiev contra forças de Moscou de uma só vez, disse uma fonte do serviço de segurança da Ucrânia (SBU) à CNN.

A fonte continuou dizendo que os soldados russos que foram capturados estavam em uma “fortaleza bem fortificada”, onde havia comunicações subterrâneas e acomodações para a equipe, uma cantina e um arsenal.

O SBU disse que os soldados capturados faziam parte da brigada do 488º Regimento de Fuzileiros Motorizados da Rússia e da unidade Akhmat.

Um vídeo da agência de notícias Agence France-Presse (AFP) na quarta-feira na passagem de fronteira entre a região de Sumy, na Ucrânia, e Kursk mostrou um caminhão ucraniano transportando homens vendados em uniformes militares russos viajando para longe da Rússia.

A CNN entrou em contato com os militares ucranianos para comentar o vídeo.

No dia 6 de agosto, a Ucrânia lançou a sua ofensiva surpresa e até momento alega que controla mais de 1.000 km² do território russo.

Uma fonte disse à agência Reuters que os militares russos capturados eventualmente seriam trocados por prisioneiros de guerra ucranianos.

O comissário de direitos humanos da Ucrânia, Dmytro Lubinets, disse esta semana que conversou com seu colega russo sobre uma troca de prisioneiros.

As trocas de prisioneiros de guerra entre a Ucrânia e a Rússia acontecem regularmente – a última, ocorreu no mês passado.

Dessa forma, as autoridades ucranianas disseram que Kiev já garantiu o retorno de 3.405 pessoas do cativeiro russo desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.



Fale conosco