• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 19 de setembro de 2024

Israel envia tropas para fronteira com o Líbano e guerra tem "nova fase", diz ministro

Gallant afirmou que os militares não "esqueceram" seus objetivos em Gaza


IG

Publicada em: 18/09/2024 18:36:04 - Atualizado


MUNDO: O ministro da Defesa de Israel, que tem lutado contra o Hamas em Gaza há quase um ano, disse na quarta-feira que o "centro de gravidade" da guerra estava se movendo para o norte, onde Israel tem enfrentado diariamente o Hezbollah, do Líbano.

"O centro de gravidade está se movendo para o norte — os recursos estão sendo alocados", disse Yoav Gallant durante uma visita a uma base aérea israelense. "Estamos no início de uma nova fase da guerra — isso exige coragem, determinação e perseverança da nossa parte", acrescentou, de acordo com um comunicado emitido por seu gabinete.

Gallant afirmou que os militares não "esqueceram" seus objetivos em Gaza. "Não esquecemos os reféns e não esquecemos nossas missões no sul", disse ele, acrescentando que agora era o momento de garantir que os deslocados do norte pudessem retornar às suas casas. "As operações estão sendo realizadas por todas as organizações de segurança e nossa tarefa é clara — garantir o retorno seguro dos moradores do norte de Israel às suas casas", disse.

As declarações de Gallant foram ecoadas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo chefe das Forças Armadas, o tenente-general Herzi Halevi, em declarações separadas. "Retornaremos os moradores do norte com segurança às suas casas", disse Netanyahu em um comunicado emitido por seu gabinete.

Halevi disse: "Estamos muito determinados a criar as condições de segurança que permitirão o retorno dos moradores (do norte) às suas casas, às comunidades, com um alto nível de segurança".

Embora o foco da guerra tenha sido Gaza, as trocas incessantes de fogo entre as tropas israelenses e o Hezbollah, aliado do Hamas no Líbano, forçaram dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira a fugir.



Fale conosco