Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 27 de fevereiro de 2025
MUNDO: O Irã responderá Israel de maneira "firme e eficaz" após os ataques de sábado contra instalações militares iranianas, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores .
"Utilizamos todos os meios disponíveis para responder de maneira firme e eficaz à agressão do regime sionista", declarou o Esmail Baghaei em uma entrevista coletiva.
"O mártir Allahverdi Rahimpour, um civil que morreu perto de Teerã durante o ataque do regime sionista, foi sepultado", anunciaram as agências de notícias iranianas Fars e Tasnim.
Segundo a agência Tasnim, Rahimpour trabalhava como "guarda (de segurança) para uma empresa" e morava na cidade de Nassimshahr, ao sudoeste de Teerã.
Israel trava uma guerra contra o Hamas em Gaza e contra o Hezbollah no Líbano. Os dois movimentos são apoiados pelo Irã e pertencem ao que a República Islâmica chama de "eixo de resistência"
Baghaei afirmou que o "objetivo" do Irã é a instauração de um cessar-fogo em Gaza e no Líbano.
Ele pediu ao Conselho de Segurança da ONU, que se reunirá nesta segunda-feira para abordar a situação no Oriente Médio, que adote uma postura "firme e decisiva" sobre o ataque.
Baghaei também criticou o fato de Israel invadir de forma "abusiva" o espaço aéreo do Iraque para atacar o Irã.
"O regime sionista não respeita limites [...] viola de maneira reiterada o espaço aéreo de muitos países", disse.