• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024

Putin faz ameaça velada a EUA e alerta sobre escalada 'mundial' da guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que não descarta atingir as potências ocidentais que ajudaram Kiev


IG

Publicada em: 21/11/2024 18:21:39 - Atualizado

MUNDO: O presidente russo, Vladimir Putin , afirmou, nesta quinta-feira (21), que o conflito na Ucrânia já tem aspecto de guerra "mundial" e declarou que não descarta atingir as potências ocidentais que forneceram a Kiev as armas usadas para atacar o território russo.

Estas ameaças ocorrem após um dia de forte tensão, durante o qual a Rússia disparou contra o território ucraniano um míssil de médio alcance e de última geração, projetado para transportar uma ogiva nuclear, mas que levava explosivos convencionais.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky , considerou este disparo um ato de um "vizinho enlouquecido", que usa a Ucrânia como "campo de prova" militar.

Pouco antes, Kiev acusou Moscou de ter atacado Dinpro, cidade no centro-leste da Ucrânia, com um míssil com "todas" as características de um míssil intercontinental , algo inédito e uma escalada sem precedentes na guerra e nas tensões entre Rússia e Ocidente.

Em um curto discurso transmitido pela TV, Putin confirmou que, em resposta aos bombardeios com mísseis ocidentais contra seu território, a Rússia disparou contra a Ucrânia, nesta quinta, um novo tipo de míssil balístico hipersônico chamado "Oreshnik", em sua "configuração desnuclearizada".

O ataque teve como alvo "um local do complexo militar-industrial ucraniano", afirmou.


Fale conosco