Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
MUNDO: O homem mais rico da China criticou as plataformas de compras online, acusando-as de iniciar guerras de preços que prejudicaram uma ampla gama de empresas e indústrias enquanto o país enfrenta uma crise econômica.
E em comentários extremamente raros que foram amplamente censurados pela mídia estatal, Zhong Shanshan, fundador da empresa de bebidas Nongfu Springs, também criticou o governo chinês, dizendo que ele foi “negligente” ao não impedir a tendência de preços abusivos.
É muito incomum que empresários chineses critiquem publicamente o governo, e aqueles que o fazem muitas vezes enfrentam repercussões.
Falando na terça-feira (19) durante uma visita a um condado no leste da China, Zhong foi amplamente citado por ter mirado diretamente em Pinduoduo, criticando o popular site de comércio eletrônico de propriedade da PDD Holdings por prejudicar empresas.
“As plataformas de internet derrubaram (nosso) sistema de preços. Em particular, o sistema de preços da Pinduoduo causou grandes danos às marcas e indústrias da China”, ele foi citado como tendo dito pelo meio de comunicação estatal The Paper.
“Não é apenas o dinheiro ruim que está expulsando o dinheiro bom. É uma orientação (de toda) a indústria, e a precificação (se tornou) a orientação da indústria.”
A Pinduoduo tem tido um enorme crescimento nos últimos anos, em parte devido aos seus preços altamente competitivos.
Em outros comentários na mesma coletiva de imprensa que não foram amplamente divulgados pela mídia estatal, Zhong destacou o governo chinês por não fazer mais para impedir a tendência.
“O governo não interveio nessa orientação da indústria, e acho que o governo foi negligente em seu dever”, acrescentou ele, de acordo com uma transcrição publicada pela Sina Technology e em vários vídeos compartilhados por sites de notícias.