Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 15 de maio de 2025
MUNDO: O chanceler do Uruguai , Omar Paganini, revelou, nesta quinta-feira (5), que todos os países integrantes do Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) estão se mostrando a favor do acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia.
A expectativa é de que o acordo seja assinado nesta sexta-feira (6), após uma reunião entre os líderes dos dois blocos na cúpula do Mercosul, que acontece em Montevidéu, no Uruguai.
As negociações tinham sido paralisadas em 2019, mas foram retomadas nos últimos meses por pedido da Comissão Europeia, que busca uma política comercial com toda a UE.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, destacou que a conclusão de um acordo entre os blocos “está à vista” . Ela também está no Uruguai para participar das reuniões.
"Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas", disse Von der Leyen nas suas redes sociais.
A presidente da Comissão destacou que um novo acordo seria benéfico para o comércio e geraria investimento, o que traria benefícios para ambas as partes.