Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 23 de dezembro de 2024
MUNDO: As autoridades israelenses confirmaram que um míssil disparado do Iêmen atingiu a cidade de Tel Aviv neste sábado (21).
De acordo com o exército israelense, as tentativas de interceptar o míssil falharam logo após as sirenes soarem na área de Jaffa, ao sul de Tel Aviv, onde o projétil caiu.
Segundo o serviço de emergência Magen David Adom (MDA) de Israel, pelo menos 16 pessoas sofreram ferimentos leves por causa de fragmentos de vidro que quebraram em prédios próximos.
Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel, sendo o centro comercial e diplomático do país. Por conta das defesas aéreas de Israel, os ataques contra a cidade são raros.
Após o ataque, os Houthis, grupo apoiado pelo Irã, localizado no Iêmen, disseram que dispararam um míssil balístico hipersônico rotulado como “Palestina 2” em um alvo militar israelense.
“O míssil atingiu seu alvo com precisão e as defesas e sistemas de interceptação falharam em interceptá-lo”, disse o grupo em um comunicado.
A moradora local Beth Shahai, 69, disse à agência de notícias Reuters que ouviu sirenes, mas o míssil explodiu antes que ela tivesse tempo de fugir de casa.
“O míssil balístico caiu bem atrás do nosso prédio, e todas as janelas do primeiro, segundo andar e toda a área explodiram. Foi muito assustador”, disse.
Desde que a guerra de Israel com o Hamas em Gaza começou em outubro do ano passado, o país tem sido atacado por mísseis e foguetes do Hezbollah, no Líbano, e dos Houthis, no Iêmen, ambos grupos militantes apoiados pelo Irã.