Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 10 de janeiro de 2025
MUNDO: O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica anunciou que "está morrendo", já que o câncer no esôfago com o qual foi diagnosticado no último mês de abril se espalhou pelo corpo.
A declaração foi dada durante uma entrevista ao jornal local Búsqueda, publicada nesta quinta-feira (9). "O câncer no meu esôfago está colonizando o meu fígado. Não posso mais pará-lo. Sou uma pessoa idosa e sofro de duas doenças crônicas. Não posso realizar tratamentos bioquímicos ou cirurgias porque meu corpo não aguenta", disse Mujica, de 89 anos.
O ex-líder uruguaio, símbolo da esquerda latino-americana, anunciou que tinha um tumor no esôfago em abril de 2024. Após 32 sessões de radioterapia, em dezembro a informação era de que ele estava curado.
"Sinceramente, estou morrendo e o guerreiro tem direito a seu descanso", afirmou Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015.
O ex-chefe de Estado aproveitou a ocasião para se despedir de seus "companheiros" e "compatriotas", além de pedir para a imprensa "deixá-lo em paz". "Meu ciclo chegou ao fim", disse.