Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025
Um grupo de deputados apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) querem pedir para Donald Trump suspender o visto dos Estados Unidos de Alexandre de Moraes , ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Oito parlamentares encontram-se, atualmente, nos Estados Unidos para participar de duas solenidades da posse de Donald Trump, que deverá assumir a presidência dos EUA na segunda-feira (20).
À Letícia Casado, do UOL, um dos deputados afirmou que o grupo que está lá - e mais parlamentares que chegarão ao país no final de semana - use um dos eventos para tratar do assunto.
Os deputados não foram o primeiro grupo a pedir algo similar. Em setembro de 2024, um grupo de deputados dos EUA escreveu uma carta para Antony Blinken, pedindo ao secretário de Estado a suspensão do visto de todos os ministros do STF.
Com a posse de Trump, alguns parlamentares acreditam que, agora, será possível avançar nesse tipo de manobra, principalmente de Moraes.
As solenidades para posse de Trump começarão no sábado (18) e vão até a terça-feira (21). Bolsonaro afirmou que foi convidado para as solenidades, mas ele teve o passaporte confiscado e não pode sair do país.
Moraes é responsável por cuidar do caso que cassou o passaporte de Bolsonaro, e recebeu pedido para deixar o país. O ministro, no entanto, negou por “risco de fuga.”
Ao explicar a decisão, Moraes citou diversas falas anteriores de Bolsonaro, no qual ele falava em buscar refúgio no exterior e não ser preso, além de orientar outras pessoas a fazerem o mesmo.