Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025
MUNDO: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, suspendeu, nesta quarta-feira, 22, a entrada de imigrantes por meio da fronteira sul, com o México. A decisão foi publicada no portal da Casa Branca, sede do governo norte-americano, e cita que a medida visa 'proteger os Estados contra uma invasão'.
A nova ordem executiva é mais uma dentre várias instituídas pelo novo governo no combate à imigração ilegal nos EUA, que vão do endurecimento nas regras para entrada no país norte-americano ao aumento das fiscalizações.
"No exercício de sua autoridade sob o Ato de Imigração e Nacionalidade e a Constituição dos Estados Unidos, o presidente Trump autoriza e direciona o Departamento de Segurança Nacional, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado a tomarem todas as ações necessárias para repelir, repatriar e remover estrangeiros ilegais na fronteira sul dos Estados Unidos", diz trecho do comunicado.
A diretiva também aponta que Trump restringiu acesso a condições extraordinárias para que estrangeiros ilegais pudessem permanecer nos Estados Unidos, como a concessão de asilo.