• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025

Rússia diz que nunca trocará território controlado na Ucrânia em futuro acordo

Presidente ucraniano disse que trocaria áreas tomadas por tropas ucranianas na região de Kursk


cnn

Publicada em: 12/02/2025 10:44:42 - Atualizado


MUNDO: A Rússia declarou nesta quarta-feira (12) que o país nunca discutirá a troca do território ucraniano sob seu controle, por áreas na região ocidental russa de Kursk, controladas por Kiev.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse ao jornal The Guardian que planeja oferecer ao governo russo uma troca direta de território para ajudar a pôr fim à guerra, incluindo a oferta de bolsões de Kursk que os ucranianos controlam.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as forças russas expulsariam as tropas ucranianas de Kursk, onde Kiev realizou uma incursão relâmpago em agosto do ano passado e tomou pedaços do território.

A Rússia controla pouco menos de 20% da Ucrânia, ou mais de 112 mil quilômetros quadrados, enquanto o governo ucraniano comanda cerca de 450 quilômetros quadrados da região de Kursk, no oeste do território russo, conforme mapas de fonte aberta do campo de batalha.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin.

Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

Em outubro de 2024, após milhares de mortos, a guerra na Ucrânia entrou no que analistas descrevem como o momento mais perigoso até agora.

As tensões se elevaram quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o uso de um míssil hipersônico de alcance intermediário durante um ataque em solo ucraniano. O projétil carregou ogivas convencionais, mas é capaz de levar material nuclear.



Fale conosco