Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
MUNDO: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Segundo o ucraniano, eles discutiram “oportunidades para alcançar a paz” e a preparação de um documento que rege segurança e cooperação econômica.
A ligação foi feita depois que Trump disse que havia falado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre iniciar negociações imediatamente para acabar com a guerra na Ucrânia.
“Nós conversamos muito sobre oportunidades para alcançar a paz, discutimos nossa prontidão para trabalhar juntos no nível de equipe e as capacidades tecnológicas da Ucrânia — incluindo drones e outras indústrias avançadas”, escreveu Zelensky.
O gabinete do presidente informou que a ligação durou cerca de uma hora.
O líder ucraniano ressaltou que eles discutiram a viagem do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a Kiev nesta quarta-feira, que teve como foco um acordo sobre minerais essenciais ucranianos.
“Também falamos sobre minha discussão com Scott Bessent e a preparação de um novo documento sobre segurança, cooperação econômica e parceria de recursos”, destacou.
Zelensky destacou que Trump compartilhou detalhes de sua conversa com Putin. “Concordamos em manter contato e planejar reuniões futuras”, escreveu ele.
O presidente dos EUA comentou que também abordaram uma reunião que acontecerá em Munique, na Alemanha.
“Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ. Discutimos uma variedade de tópicos relacionados à Guerra, mas principalmente, a reunião que está sendo marcada para sexta-feira em Munique, onde o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio liderarão a Delegação”, pontuou Trump.