Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 18 de fevereiro de 2025
MUNDO: Um jovem de 24 anos levou um susto após ter sido “abocanhado” e “cuspido” por baleia-jubarte enquanto praticava trekking e rafting em um caiaque, no Chile. À imprensa chilena, Adrián Simancas disse que acreditava ser uma onda. O momento foi registrado pelo pai do rapaz e repercutiu na web nesta semana (veja no vídeo acima).
O caso aconteceu durante a tarde do último sábado, 8. Adrián e o pai, Dell Simancas, de 49 anos, estavam indo para a Ilha de Nassau, ao sul de Punta Arenas. Quando chegaram na Bahía de las Águilas, foram surpreendidos pelo animal.
Nas imagens, é possível ver o rapaz, que está de vermelho, remando em cima do caiaque. De repente, surgem os dentes do animal e Adrián logo some na boca do gigante, que afunda.
VEJA O VÍDEO:
Momentos depois, o jovem ressurge nas águas junto com o caiaque. Ainda é possível uma barbatana da baleia, que continua nadando para longe. Adrián nada para perto do pai, que tenta tranquilizá-lo e avisa que gravou tudo com a câmera. “Calma, calma, calma”, diz Dell.
Em entrevista ao jornal chileno La Prensa Austral, o rapaz conta que sentiu ser puxado para trás. “O tempo havia piorado, [havia] começado a chover mais cedo, e as ondas estavam mais fortes. Pensei que fosse apenas uma onda, talvez, mas quando continuei sentindo aquilo, em menos de um segundo, veio um impacto tão forte que soube que não poderia ser apenas uma onda, teria que ser um tsunami ou algo ainda mais estranho”, contou Adrián.
“Pensei que tinha sido comido por alguma coisa, porque tínhamos conversado um pouco antes que também poderia haver orcas naquela área e que elas são mais agressivas. Naqueles três segundos em que fiquei debaixo d’água, pensei que poderia ter morrido, até que senti o colete me puxar para cima. Saí muito desorientado”, detalha.
Apesar do susto, o rapaz não teve nenhum ferimento. A um outro portal, chamado BioBioChile, a dupla contou que pararam a viagem por ali, mas que vão continuar fazendo expedições, no entanto, com mais cautela.