Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 21 de fevereiro de 2025
MUNDO: O Vaticano atualizou nesta quarta-feira (19) o estado de saúde do Papa Francisco, confirmando que o pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral. O quadro afeta ambos os pulmões e tem tornado o tratamento mais complexo. Apesar disso, o pontífice apresentou uma "noite tranquila", despertou normalmente e tomou café da manhã, conforme comunicado oficial.
Francisco está internado desde a última sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Inicialmente, foi diagnosticado com bronquite, mas a evolução da doença levou à descoberta de uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), exames mais detalhados, incluindo uma tomografia, identificaram a pneumonia bilateral.
De acordo com a Santa Sé, exames laboratoriais e radiografias do tórax apontam um quadro clínico "complexo". A infecção se desenvolveu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, exigindo um tratamento com antibióticos e corticoides.
Sem previsão de alta, o Vaticano optou por cancelar os compromissos do papa para o fim de semana. Estavam previstas a audiência jubilar no sábado (22) e a missa tradicional de domingo (23), que agora não serão realizadas.