• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 3 de março de 2025

Rússia diz que presidente ucraniano está 'obcecado em continuar a travar uma guerra'

Presidentes da Ucrânia e dos EUA bateram boca em uma vista de Zelensky á Casa Branca nesta sexta-feira (1°).


G1

Publicada em: 01/03/2025 12:33:37 - Atualizado


MUNDO: O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a viagem do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Washington nesta sexta-feira (28) foi um "fracasso" político e diplomático e que ele estava "obcecado em continuar a travar uma guerra".

Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bateram boca em uma reunião na Casa Branca na sexta, levando os laços entre Kiev e os EUA — seu principal apoiador militar — a um novo nível.

"A visita... a Washington em 28 de fevereiro é um fracasso político e diplomático completo do regime de Kiev", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em uma declaração escrita publicada neste sábado (1°) no site do ministério.

Ela descreveu o comportamento de Zelensky na Casa Branca como "escandalosamente grosseiro" e disse que o presidente ucraniano era "um cínico descarado" cujo principal objetivo era manter o poder.

"Por causa disso, ele destruiu a oposição, construiu um estado totalitário e implacavelmente envia milhões de cidadãos para a morte", disse Zakharova.

Kiev já rejeitou tais acusações.

A Rússia, que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, reagiu com alegria ao confronto de sexta-feira na Casa Branca.

O ex-presidente Dmitry Medvedev disse que Zelenskiy recebeu um "bofetão sólido" na reunião, durante a qual Trump e o vice-presidente JD Vance acusaram o líder ucraniano de ser desrespeitoso com os EUA.

Zelenskiy viu a reunião como uma chance de convencer os EUA a não ficarem do lado do presidente russo Vladimir Putin e desafiou abertamente Trump sobre sua abordagem mais suave em relação ao líder russo.



Fale conosco